Serviço à mesa é o modo como a refeição será servida. Os mais tradicionais são:
Serviços formais: à francesa, à inglesa (direto e indireto). Há também o sur assiette, também chamado de empratado, que é uma forma prática e bem elegante de servir.
Serviços informais: à americana e o serviço familiar (que, no Brasil, chamamos de serviço à brasileira) são os mais utilizados.
Há, também, o serviço franco-americano, que é a mistura do serviço à francesa com o serviço à americana.
Conheça um pouco de cada um desses serviços:
Serviço à francesa: é o serviço em que a mesa estará arrumada com todos os itens necessários para cada prato, e para bebidas que serão servidas.
Nesse serviço, após todos os convidados estarem acomodados à mesa, o garçom apresentará a travessa à esquerda do convidado, para que ele próprio se sirva. As bebidas serão servidas à direita do convidado. É um serviço raro, pois é utilizado apenas em situações que exijam mais requinte. É repleto de regras. É adequado para ocasiões muito especiais, como em eventos em que se reúnem personalidades ilustres, autoridades internacionais, entre outros.
Serviço à inglesa direto: é um serviço em que o garçom é quem serve o alimento diretamente no prato que está na mesa, após apresentar a travessa ao comensal. A comida é servida do lado esquerdo.
Serviço à inglesa indireto: nesse serviço, o garçom apresenta os pratos para que o convidado escolha a comida e a quantidade que deseja comer. Após a escolha, o garçom monta o prato em uma mesa auxiliar, chamada guéridon, e serve à direita do convidado. As bebidas sempre são servidas à direita.
Serviço sur la assiette ou empratado: é o serviço no qual o prato é montado na cozinha, e entregue ao convidado pelo garçom. Em eventos mais requintados, é utilizado um utensílio chamado cloche, que é um tipo de tampa em forma de cúpula, sobre cada prato levado à mesa. A cloche serve para proteger o alimento e manter a temperatura dele.
Nesse serviço, antes do início do evento, a mesa deve estar posta com todos os talheres que serão utilizados para cada prato que será servido. Também devem estar os sousplats, os guardanapos e as taças.
Serviço franco-americano: nesse serviço, a mesa deve estar organizada como para um serviço à francesa, mas a comida estará disposta em outra mesa ou aparador, como em um serviço à americana, em que os próprios convidados irão se servir (poderão ter auxílio de um profissional). As bebidas serão servidas por um garçom ou copeira. Esse serviço é considerado semi-formal.
Serviço à americana: nesse tipo de serviço, os pratos, talheres, guardanapos e os alimentos são expostos em uma mesa ou aparador, em que as próprias pessoas se servem, ou são servidas pelo profissional à disposição. Após se servirem, se acomodam em lugares à mesa, ou em assentos disponíveis no ambiente do evento. É um serviço que pode ser utilizado em todos os tipos de refeição: café da manhã, brunch, chá da tarde, almoço e jantar. É prático e descontraído.
Serviço familiar: é o mais utilizado em nossos lares. Nesse serviço, os pratos, talheres, copos ou taças, guardanapos, bebidas e os alimentos que serão servidos estarão todos expostos à mesa. Normalmente, as comidas são distribuídas no centro da mesa, servidas em travessas, saladeiras, sopeiras entre outros. Em algumas situações, dependendo da comida a ser servida, podemos até utilizar panelas à mesa, desde que sejam panelas apresentáveis, pois, não é por ser um serviço bastante informal, que iremos deixar de lado o cuidado com a apresentação.